quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cinema avant-garde


É geralmente o adjectivo usado para definir um movimento artístico que surge de trabalhos experimentais ou inovadores, e, neste caso, particularmente da sétima arte: o cinema.

Alejandro Jodorowsky é uma das caras mais importantes do avant-garde. O multifacetado realizador chileno desde sempre tentou incutir nos seus trabalhos – que vão desde banda desenhada a filmes – a ideia de um mundo diferente, submergido pelo surrealismo, sendo este último diferente do surrealismo presente nos filmes de Lynch ou Cronemberg. Mas, sim, um surrealismo provocador e aclamado de herege, violento, corrosivo, marcado por uma mistura de misticismo com as emoções mais profundas do ser humano – sejam neuroses ou amor.

Os resultados do trabalho de Jodorowsky são um conjunto de filmes absolutamente distintos daquilo que algum dia seria sequer imaginável ver num produto americano. Passa pela estranheza, quase repulsa, mas comove e fascina ao mesmo tempo. Sangue, muito sangue e imagens perturbadores e chocantes, sexo, violência e sentimentos, tudo num só filme ou conjunto de obras deste autor.

Alguns dos exemplos são assim propostos na minha lista para este mês.


Andreia Mandim (Cinema's Challenge)

Sem comentários:

Enviar um comentário