terça-feira, 1 de março de 2011

Terror Italiano

Os filmes deste ciclo (relembrando, La maschera del demonio, I tre volti della paura e Profondo Rosso) têm todos em comum o serem italianos e o serem de terror. Além disso, os dois primeiros são de Mario Bava. Mas as grandes semelhanças acabam aí. Porque começo assim? Porque o género é muito variado e riquíssimo.

Apesar de tardio (só chegou nos anos 50, com I Vampiri, de Bava e Riccardo Freda), e de ter feito pouco sucesso na Itália (que é o que explica, em parte, as co-produções e os títulos infinitos, o procurar lucro noutros países), foi possível produzirem-se, dentro do género nos anos 60 e 70, vários filmes. Foi também possível ver nascer realizadores (artesãos) que se dedicaram quase inteiramente ao género. O já citado Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci, Sergio Martino, Ruggero Deodato e Joe D' Amato (the "Evil Ed Wood") foram, talvez, os nomes mais importantes.

À Itália e ao terror associa-se sempre o giallo, muito pelo sucesso de Argento na América. O primeiro giallo é de Bava e chama-se La ragazza che sapeva tropo. A partir daí vários realizadores trabalharam nesses moldes, como o Fulci, por exemplo. Martino foi, a seguir a Argento, o grande artesão do giallo. Câmaras virtuosas, mortes vistosas, um "mau gosto" excêntrico e melodioso (se fosse um género musical era para aí um death metal) são as principais características.

Nada que ver, no entanto, com o horror e o fantástico de Bava, o gore de Fulci e o terror sem orçamento de Joe D' Amato. No fim, e bem vistas as coisas, a seguir aos anos dourados da Universal, à glória dos estúdios Hammer, o terror chegou a Itália. Entre as coisas que apelavam, no terror italiano, estavam (e estão, ainda) as cores prodigiosas, os travellings engenhosos, a inspiração em escritores como Edgar Allan Poe, Joseph Conrad ou fábulas e estórias medievais.

Mas mais interessante que isto é ver os filmes. Não só os deste ciclo de tertúlias, mas mais.


João Palhares / Cine Resort

5 comentários:

  1. Não vi os que propuseram, mas acho que valem mesmo a pena ver. Assim como o que propus, o Profundo Rosso ou, em inglês, Deep Red, de Dario Argento (1965) - cujo título em pt é bem mais piroso, o Mistério da Casa Assombrada. Deixo aqui a ficha técnica também - http://www.imdb.com/title/tt0073582/.

    bons filmes,
    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia

    Eu deixei esse link do filme na apresentação dos seleccionados no post abaixo.
    Não ando a dormir :P

    ResponderEliminar
  3. O terror não é o meu género preferido, mas há já algum tempo que tenho curiosidade em aventurar-me pelo terror italiano. Espero que estes três filmes possam servir de porta de entrada para mais uma descoberta cinematográfica.

    Cumprimentos e boas sessões!

    ResponderEliminar
  4. Três filmes interessantes. Gosto particularmente de Argento mas Bava também é excelente. O terror italiano é extremamente divertido ;)

    ResponderEliminar