quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tertúlia de Cinema XIV: O Terror Venéreo/Corporal em David Cronemberg

Em jeito de antecipação para o mais recente projecto de David Cronemberg, "Cosmopolis", a estrear no final de Maio, optei por recordar os primeiros tempos deste realizador e aqueles que para muitos são os seus "anos de ouro", ou seja, a altura em que explorava como poucos o terror venéreo e/ou corporal. É aqui que nasce o seu fascínio pela carne que se tornaria na sua imagem de marca.

Goste-se mais de um período ou de outro, a verdade é que dificilmente se pode dizer que a carreira de Cronemberg não tenha sido sólida. Mesmo os seus mais recentes projectos de onde destaco "A History of Violence" e "Eastern Promisses" são filmes fortes e com uma realização cuidada. São, ainda que muito diferentes dos filmes aqui apresentados, dois grandes Cronemberg's. Com a curta amostra de "Cosmopolis" veio um sabor ao passado do realizador. Será este um regresso à filmografia pela qual ficou conhecido? É esperar para ver e até lá porque não recordar esse passado?




1º Shivers (1975)


Ficha Técnica no imdb


A ter início em 16 de Abril de 2012



2º Scanners (1981) 



Ficha Técnica no imdb


A ter início em 23 de Abril de 2012





3º Videodrome (1983)



Ficha Técnica no imdb 


A ter início em 30 de Abril de 2012





Tertúlia Planeada por Gabriel Martins (Alternative Prison)

6 comentários:

  1. Adoro! Especialmente o primeiro, que é talvez o filme mais negro e visceral do Cronenberg - mesmo! Para além des ser um filme à frente do tempo, não há como evitar pensar na praga da SIDA que viria a aparecer na década seguinte. Uma pérola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive para me restringir nos anos 70 e meter ao lado do Shivers, o rabid e o the brood, mas depois preferi aumentar o intervalo temporal, até porque para recordar ou conhecer Cronemberg tanto Scanners como Videodrome são fundamentais.

      O Shivers também é dos meus predilectos dele, revela.nos logo que a sua carreira ia ser promissora.

      abraço

      Eliminar
  2. Sem dúvida. Devo confessar que não considero o Videodrome um dos melhores filmes do Cronenberg, mas tem imagens inesquecíveis e continua actual, por tudo o que explora em termos de televisão, da cultura da televisão, do voyeurismo da televisão, etc. Mas prefiro os outros dois!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi o Shivers, mas o Scanners é um western! Aquele duelo final é um portento de cena!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso prefiro o Videodrome ao Scanners, apesar deste último ser mítico como o João disse aquele duelo final é fabuloso. Sobre o Videodrome o João escreveu um texto do caraças que está lá no blog dele :)

    Tens de ver o Shivers, João, a mente doentia de Cronemberg no seu melhor

    Abraços

    ResponderEliminar