segunda-feira, 23 de abril de 2012

Scanners (1981)


Estava eu a planear esta tertúlia, debruçando-me sobre David Cronemberg, quando acabo por optar pelas palavras "Terror Venéreo" em relação ao tema. Grave erro, "Scanners" de terror venéreo não tem nada, aliás no texto informativo ao tema eu saliento que abordo o terror venéreo e corporal na filmografia do realizador, afinal de contas estão ligados. Mas, porque razão então quando escrevi o título, não coloquei os dois nomes novamente juntos, ou então, só "terror corporal" que engloba tudo? Não sei, talvez porque venéreo atrai mais a atenção, tem mais pinta, enfim, de qualquer das maneiras já está corrigido.

"Scanners" é hoje em dia um dos filmes de maior culto de Cronemberg, tendo vencido o prémio de melhor filme de fantasia internacional na edição do Fantasporto de 1983. A história gira à volta de um grupo de pessoas que é apelidado de Scanners, que se tratam de indivíduos com grandes capacidades telepáticas e telecinéticas. Se perguntarem a qualquer fã deste realizador, para imaginarem uma cena de um dos seus filmes, acredito que a maioria se vá lembrar imediatamente da mítica cabeça a explodir neste "Scanners". Não é que este seja o melhor filme do realizador, para mim não é, mas essa cena é sem dúvida alguma uma das mais marcantes na carreira de David Cronemberg e isso penso ser inegável.

Foi dos filmes mais complicados de realizar, na altura Cronemberg foi "forçado" a iniciar a rodagem com apenas duas semanas de pré-produção, pior, nem o argumento estava completo ainda. Acredito que se tivesse tido mais tempo, o filme ainda seria melhor. E digo isto até mais do ponto de vista narrativo onde teriam mais tempo para desenvolver melhor a história. Ainda assim dentro de todo o caos que parece ter envolvido a produção do filme, é notável o marco que aqui se construiu. "Scanners" foi até a estreia de "The Fly" o seu filme mais rentável, por exemplo.


Stephen Lack, cuja carreira como actor é bastante curta e tendo-se dedicado com mais sucesso à pintura, é Cameron Vale, o protagonista do filme. Quanto a mim Lack não tem uma grande presença no ecrã sendo sempre ultrapassado pelo seu antagonista, o fabuloso Darryl Revok (Michael Ironside) ou o seu mentor, o atormentado Dr. Paul Ruth (Patrick McGoohan). Ainda assim ninguém esquecerá o seu duelo final contra Revok, mais um dos pontos altos de "Scanners".

Espionagem, terror, ficção científica, western; todos estes géneros se encontram em determinado grau neste filme, que é quanto a mim uma das peças mais obrigatórias a conhecer na filmografia de David Cronemberg.

Além deste, existem mais duas sequelas e dois spin-offs, nenhum deste realizador e nenhum que eu tenha visto, sempre tive a sensação que eram completamente desnecessários e apenas um aproveitamento do fenómeno em volta deste trabalho, um pouco como o que aconteceu com "Psycho" de Hitchcock. Claro que posso estar totalmente equivocado.



Gabriel Martins (Alternative Prison)

2 comentários:

  1. Não acho que seja o mais bem realizado ou o mais consistente filme de Cronenberg, talvez por ter sido feito mais à pressa, mas é sem dúvida um filme interessantíssimo e muito mais intelectual do que pode parecer primeiro (claro que é sempre referido como apenas aquele filme onde explodem cabeças).

    ResponderEliminar
  2. Exacto, aliás e nem sempre os filmes mais cuidados na realização são os melhores :P

    ResponderEliminar