sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

El Topo (1970)


El Topo, de 1970, é o seu primeiro filme e o chamado “acid western”, um subgénero nascido do western entre os anos 60 e 70. Tornou-se mais tarde, à semelhança do "The Holy Mountain" um filme de culto nos circuitos menos comerciais, ou, digamos mesmo, “escondidos” do público comercial.


“El Topo" não é um filme western, ele vai mais além do que todos os westerns; "El Topo" não é um filme religioso, ele contém todas as religiões; é um filme místico; é sangue; é sexual; é miraculoso e terrível; é divertido; é violento; é monstruoso e cruel; é mais que espectacular, é uma experiência para toda a vida….



Andreia Mandim (Cinema's Challenge)

2 comentários:

  1. Agradável surpresa este filme. Confesso que não sou grande adepto de cinema mais experimentalista e tenho sempre algum receio quando me deparo com este tipo de obras. Mas gostei deste western, completamente fora dos cânones do género e que acaba por dar que pensar. E prova que a Arte não tem de ser bonitinha para ser bela.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que o senhor também representava.
    Eu nunca tinha visto um filme dele este foi a minha iniciação. Não sabia bem o que esperar apenas algo alucinado, e isso é, mas é uma descrição vaga.

    Também gostei muito. Gosto deste tipo de personagens e história. A viagem pelo deserto e o desafio aos 4 mestres. Aqui a mostrar novamente que as mulheres não são de confiança eheh.

    E depois a parte final, o reencontro entre pai e filho, tinha de ser ansiaav por esse momento.

    Venha o Holy Mountain agora :)

    ResponderEliminar