terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Film Noir

Não existe outro género tão tipicamente americano como o Film Noir. Film Noir é o outro lado da história de sucesso americana. É sobre as pessoas que percebem que seguir as regras raramente as vai levar a lugar algum. Então, elas cruzam a linha, cometem um crime e sofrem as consequências. No fim sofrem sempre as consequências.
O período de ouro do film noir registou-se no pós-Segunda Guerra Mundial, quando os americanos regressavam da frente de combate, e a sua mentalidade, e a do resto do mundo, estava muito abatida psicológicamente e bastante pessimista pelo desgaste da guerra. Na altura não se falava em "film noir", mas sim "thrillers de crime" ou "dramas de assassinatos", e a expressão só viria a tomar corpo anos mais tarde, quando um grupo de críticos franceses resolveu apelidá-los deste modo: film noir. O típico film noir assentava em diversos pontos:
- Produzido nos Estados Unidos
- Realizado no período de 1940 a 1959
- Filmado a preto e branco
Mas o movimento era tão grande, que o género prolongou-se até aos dias de hoje, e a diferentes países, desde França a Inglaterra, e até mesmo em Portugal, com o conhecido "O Lugar do Morto", de António-Pedro Vasconcelos.
A estética do film noir é também fortemente influenciada pelo Expressionismo Alemão. Sob a forte influência do Nazismo, muitos realizadores importantes foram obrigados a emigrar (incluindo Fritz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak) para os Estados Unidos. Eles levaram na bagagem técnicas que desenvolveram (principalmente a iluminação e o ponto-de-vista subjectivo e psicológico) e fizeram alguns dos mais famosos films noirs nos Estados Unidos.

Há sete elementos de um filme noir que Raymond Borde e Etienne Chauteton apontaram em Panorama du Film Americain. São eles:
- um crime;
- a perspectiva dos criminosos, não da polícia;
- uma visão invertida das tradicionais fontes de autoridade, tal como a corrupção policial;
- alianças e lealdades instáveis;
- a "femme fatale" (mulher fatal): a mulher que causa a ruína e/ou morte de um bom homem;
- violência bruta;
- motivação e mudanças em complots bizarros.

Claro que o film noir não necessita de obedecer necessariamente a todas estas características, mas normalmente podia-se encontrar a maioria nos seus filmes.

Para terminar, não vou falar em filmes, senão nunca mais daqui saía. Mas aconselho-vos a verem este pequeno documentário antes de mergulharem neste mundo das trevas, sob o perigo de não mais de lá saírem.

Chico / My One Thousand Movies

4 comentários:

  1. Queria acrescentar que os filmes noir têm também um quase subgénero muito comum agora, os neo-noir, "Brick"é um bom exemplo.


    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Francisco,

    Belo texto, mas considero que o género norte-americano por excelência é o western, o único que nunca conseguiu adaptações de sucesso fora dos states ao contrário do noir que teve uma fortissima influência no cinema europeu, particularmente o caso francês.

    A origem parte também de uma perda de popularidade do cinema de gangsters, o primeiro a por a tonica no criminoso, e da necessidade que os grandes estúdios tinham de preencher as sessoes duplas do tempo de guerra com filmes de baixo orçamento que poucos actores de primeira linha aceitavam fazer, daí o sucesso, por exemplo, da carreira de Bogart desde Maltese Falcon até Casablanca.

    Provavelmente Wilder e Ray foram os que melhores captaram o espirito do género mas a filmografia da década extende-se a vários autores, todos eles com uma abordagem particular ao género o que torna dificil resumi-lo simplesmente ao pensamento godadriano "uma mulher, uma arma" que tanto o inspirou.

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão Miguel. Eu é que me enganei, e não queria dizer género mas sim movimento. Eu considero o film noir um movimento, tal como a "nouvelle vague", ou o "neo-realismo italiano", e nesse campo foi dos mais fortes até hoje. Em relação a géneros não há duvida que o western foi o género americano por excelência. Logo altero a palavra, que faz toda a diferença no texto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Andreia o Neo-noir é uma boa sugestão para um próximo tema. Até porque em 3 filmes não dá para explorar tudo, iremos eventualmente regressar a eles.

    ResponderEliminar