quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Apresentação


Bem-vindos a esta "Tertúlia Cinematográfica".

Este grupo tem por objectivo a divulgação, visualização e partilha sobre os mais variados filmes, abrangendo todos os géneros, décadas e países.

Um grupo inicial de participantes já foi criado, mas a tertúlia encontra-se aberta a todos os interessados, que podem ter uma participação activa ou passiva. Para aqueles que quiserem ser mais activos no grupo, convido-os a partilhar os vossos comentários sobre os filmes escolhidos nos respectivos posts de cada um. E podem também, quando chegar a vossa vez, sugerir um filme num determinado mês. Para esta última parte enviem um email para tertuliacinematografica@gmail.com.

Antes de avançar mais neste assunto é necessário esclarecer o funcionamento da tertúlia, vou colocar em seguida as suas regras:

O grupo compromete-se a assistir a 3 filmes por mês;

Haverá um tema por mês;

Um membro do grupo estará responsável por um mês, escolhendo tanto o tema como os filmes em questão.

Um post será criado sobre as escolhas, com respectiva sinopse e trailer e com algum tempo de antecedência à sua discussão para providenciar tempo a todos de terem o filme.

Ao longo do mês, posts serão colocados sobre os filmes a discutir. O texto (pode ser uma linha ou as que quiserem) sobre o filme visualizado estará à responsabilidade do que o escolheu. Todos os interessados em partilhar a sua opinião devem fazê-lo na caixa de comentários.

Nota: Todas as regras estão sujeitas a alterações, visando sempre a melhoria do funcionamento da tertúlia. Por exemplo se 3 filmes se vier a provar ser um número exagerado, podemos sempre cortar para 2 ou 1.

De momento é tudo. Aguardem novidades para breve e qualquer sugestão ou crítica, desde que construtiva, é bem vinda.

5 comentários:

  1. Gostei bastante da ideia :)...Só que no meu caso como tenho mais projectos, além de filmes que também quero ver, para não falar da universidade, três fixos seria um bocado puxado para mim...:/..Sugeria começarmos com um número mais reduzido e pela altura mais das férias se apostar em 3.Achava também mais importante que os géneros fossem diferentes do que a década em si. De resto concordo com tudo e acho uma excelente ideia, Diogo:)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado a todos.

    Andreia, é uma questão pertinente a da quantidade de filmes, a minha ideia inicial também era começar com menos porque 3 poderá ser demais, uma vez que todos têm as suas listas pessoais e outros interesses.
    Mas os 3 foram aceites pelos primeiros membros, por isso acho que vamos avançar com isso para Fevereiro. No final do mês vemos como correu e se há necessidade em diminuir.


    A ideia do tema iria supostamente fazer variar os géneros todos os meses. Um mês dedicado ao horror outro à comédia, e por aí fora. As décadas é importante que variem porque a ideia é explorar todo o cinema, e não ficarmos presos a uns anos em particular.
    Eu gosto da ideia de num mês nos dedicarmos a um tema em particular, explorá-lo ver como é abordado em cinema, uma espécie de ciclo de cinema sobre X ou Y.

    Mas acho que os membros vão ter isso em atenção, esteja nas regras ou não.

    O tema é contudo a parte mais complicada de gerir. Pois são 3 pessoas (por enquanto) a escolher os filmes e chegarem a acordo num tema pode ser complicado. Ando a pensar melhor neste ponto em particular, talvez ter meses com tema livre e outros com tema específico.

    Quando tiver novidades sobre este ponto aviso.

    Posso adiantar que já temos tema para Fevereiro e os filmes em breve vão ser sugeridos :)

    ResponderEliminar